Museu da Graciosa
Visita Virtual
Museu da Graciosa

AS CORES DO CARNAVAL GRACIOSENSE

A época de Carnaval traz à ilha Graciosa cor e movimento. Pilar do Património Cultural desta ilha, o Carnaval é pretexto para práticas sociais e culturais que se perdem no tempo.

A arte de vestir a pele do "outro" através de disfarces ou de fantasias remonta aos primórdios da Humanidade, adquirindo paulatinamente um caráter mais sofisticado com especial destaque para a Antiguidade Clássica, Renascimento e Barroco. As fantasias venezianas são certamente o expoente máximo desse processo de crescente sofisticação. 

A coleção de fantasias de Carnaval do acervo do Museu da Graciosa é resultado de doações efetuadas nas últimas décadas do século XX e é composta por diversos tipos de tecidos e técnicas de alfaiataria, sendo que a maior parte delas foi confecionada por talentosas costureiras locais. As peças expostas nesta mostra foram produzidas nos séculos XX e XXI, sendo a mais antiga de 1930 - "Bobo da Corte".  A maior parte delas foi produzida propositadamente para esta época e integrada em fantasias coletivas dos vários clubes da Graciosa.

O Carnaval da Graciosa é especial - entre várias particularidades - não tem apenas três dias - começa a 31 de dezembro e prolonga-se até ao Entrudo, pontuado por dezenas de bailes promovidos pelas coletividades locais. E assim é desde que há memória!

Data Inicial
2025-01-02
Data Final
2025-03-04
Hora Inicial
10:00
Voltar atrás

Optimizado para as últimas versões dos browsers:
Microsoft Edge, Google Chrome, Safari, Opera e Firefox

Desenvolvido pela Salworks